Universidade de Caxias do Sul
Patrícia de Souza Polo
Residência Pedagógica
Escola Cristóvão de Mendoza
ENSINO
HÍBRIDO
Caxias
do Sul, 30 de abril de 2021.
Introdução
Neste
artigo irei apresentar o ensino híbrido, modelo
que unifica o ensino presencial com o ensino remoto, fazendo uso da tecnologia
para aulas síncronas e assíncronas que está sendo inserida na
educação Brasileira devido a pandemia que viemos enfrentando.
Assim como a sociedade se transforma
constantemente o ensino também deve se transformar, união da educação com a
tecnologia.
Apresento também os países que já efetuam a
mesma e os modelos que podemos aplicar conforme a disponibilidade de cada
instituição.
A evolução com ensino híbrido
O ensino híbrido é a modalidade de ensino que
combina práticas presenciais e remotas, por meio de uso de ferramentas
digitais. O ato de educar sempre permeou por espaços e tarefas diferentes,
desta forma, vemos que a educação sempre foi, em sua base, hibrida.
Uma proposta inovadora para a educação, neste
processo o estudante pode ter acesso a aulas online ou presencial, a combinação
delas pode estimular uma maior capacidade e interação social nos alunos.
São realizadas as aulas com apoio das
plataformas de ensino, aplicativos e mídias de informática. O ensino híbrido
tem se tornado um poderoso aliado as formas de aprendizagem nos mais variados
contextos educacionais, porém as escolas brasileiras estão incluindo essa
modalidade de ensino bem aos poucos.
Não se pode achar que é somente uma mistura de
virtual com o presencial, que caracteriza o modelo híbrido, porém a forma que o
aluno aprende, podendo ser de forma individual ou coletiva. Dentre os
benefícios do ensino híbrido, segue:
-
Alunos como protagonistas no seu processo de aprendizagem, configurando modelo
de metodologia ativa;
-
Maior engajamento dos alunos no aprendizado;
-
Melhor aproveitamento do tempo do professor;
-
Aplicação do potencial da ação educativa visando intervenções efetivas;
-
Planejamento personalizado e acompanhamento de cada aluno;
-
Oferta de experiências de aprendizagem que estejam ligadas às diferentes formas
de aprender dos alunos;
-
Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno;
-
O Aluno contextualiza o seu aprendizado de forma diferente;
-
Problematiza situações e agrega saberes;
-
Une o tradicional, com as fontes tecnológicas tão familiares para grande parte
dos aprendizes atuais, respeitando o ritmo de cada um;
-
O aluno desenvolve autonomia, pois utiliza meios digitais, incentivando a auto
didática, sempre com orientação de escola e professor;
-
Aprende na prática;
-
Para a escola os benefícios são os seguintes:
-
O tempo é otimizado;
-
Maior número de alunos atingidos
-
Importante que tenha planejamento de currículo e das aulas;
De acordo com o pesquisador Willian Glasser, há
uma sequência de níveis pelos quais os aprendizes podem elevar seus níveis de
aprendizagem, segue:
Com início da pandemia se iniciou aulas
hibridas acontecem nos seguintes países:
-
Dinamarca
-
Noruega
-
França
-
Holanda
-
Grécia
-
Austrália
-
China
-
Coréia do Sul
Algumas formas e métodos de aplicação do ensino
híbrido:
-
Os espaços e tecnologias devem ser respeitados conforme a realidade do aluno.
Procure oferecer atividades e oficinas práticas, para que o momento híbrido se
torne uma fonte de interatividade, colaboração e criatividade entre todos.
- Para se ter engajamento e interesse da parte
do aluno use pesquisas em sites, uso de jogos, exploração de vídeos, tarefas
com QR Code...
Método
Laboratório Rotacional:
O professor divide a turma em dois grupos.
Geralmente, um grupo vai para o laboratório de informática para uma atividade
pratica e o outro fica em sala de aula estudando a teoria. Depois de um tempo,
os grupos trocam de atividade.
Figura 1: acervo
clipescola.com
Rotação por estações:
Divide-se os alunos em várias turmas que passam por estações
de trabalho que deverão ter seus próprios objetivos, e todos eles devem estar
interligados a um único objetivo central. Pelo menos uma estação deve ser feita
de modo online.
Rotação individual:
O modelo de rotação individual permite que os alunos
rotacionem através das estações, mas diferente de outros modelos, nesse o aluno
tem seu roteiro programado por ele mesmo ou pelo professor e rotaciona pelas
estações sozinho.
Figura 3: acervo clipescola.com
Sala
de aula invertida:
Nesse modelo, o aluno estuda o conteúdo
antes que a aula aconteça. Durante ela, os alunos trocam informações, e o
professor age como um orientador, tirando dúvidas e ratificando o que foi
estudado. Desse modo, o aluno se torna o principal responsável por seu
aprendizado aprendendo a buscar, selecionar e interpretar as informações
encontradas.
O educador por sua vez
tem como papel desempenhado e pelos alunos sofre alterações em relação à
proposta de ensino tradicional e as configurações das aulas favorecem momentos
de interação, colaboração e envolvimento com a tecnologia.
Sendo assim, o ensino
híbrido parte de uma proposta metodológica que impacta na ação do professor em
situações de ensino e na ação dos estudantes em situações de aprendizagem, pois
a troca entre os pares com diferentes habilidades e conhecimento se torna mais
fluida e participativa.
Conclusão
Concluí que temos diferentes possibilidades de aplicar
a aula hibrida, afinal teremos que nos adaptar a nossa nova realidade, e
pensarmos que esta pode ser uma maneira de inovar, de diminuir a evasão de
alunos nas escolas.
Porém o educador tem que ter muito cuidado com
a maneira de inserir, pois podemos ter alunos que não tem a condição de ter um
dispositivo eletrônico para aula online, temos que conseguir inserir isso na
vida do aluno para ele não ficar desassistido nesta modalidade, devido a
podermos enfrentar esta situação acredito que a melhor forma de aplicarmos a
aula hibrida seria de laboratório rotacional, rotação por estação ou rotação
individual.
Da mesma forma, o problema afeta algumas
escolas, as quais não tem acesso a dispositivos eletrônicos, sendo assim, cito
como alternativa a opção de sala de aula invertida. Algumas escolas estão
desenvolvendo campanhas com o objetivo de adquirir equipamentos eletrônicos
para os alunos terem este acesso.
Referências
bibliográficas:
https://fundacaolemann.org.br
https://blog.saseducacao.com.br
https://www.clipescola.com
https://silabe.com.br
https://docplayer.com.br
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