terça-feira, 20 de julho de 2021

 

Universidade de Caxias do Sul 

Patrícia de Souza Polo

Residência Pedagógica

Escola Cristóvão de Mendoza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ENSINO HÍBRIDO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caxias do Sul, 30 de abril de 2021.

 

 

Introdução

 

Neste artigo irei apresentar o ensino híbrido, modelo que unifica o ensino presencial com o ensino remoto, fazendo uso da tecnologia para aulas síncronas e assíncronas que está sendo inserida na educação Brasileira devido a pandemia que viemos enfrentando.

Assim como a sociedade se transforma constantemente o ensino também deve se transformar, união da educação com a tecnologia.

Apresento também os países que já efetuam a mesma e os modelos que podemos aplicar conforme a disponibilidade de cada instituição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A evolução com ensino híbrido

 

O ensino híbrido é a modalidade de ensino que combina práticas presenciais e remotas, por meio de uso de ferramentas digitais. O ato de educar sempre permeou por espaços e tarefas diferentes, desta forma, vemos que a educação sempre foi, em sua base, hibrida.

Uma proposta inovadora para a educação, neste processo o estudante pode ter acesso a aulas online ou presencial, a combinação delas pode estimular uma maior capacidade e interação social nos alunos.

São realizadas as aulas com apoio das plataformas de ensino, aplicativos e mídias de informática. O ensino híbrido tem se tornado um poderoso aliado as formas de aprendizagem nos mais variados contextos educacionais, porém as escolas brasileiras estão incluindo essa modalidade de ensino bem aos poucos.

Não se pode achar que é somente uma mistura de virtual com o presencial, que caracteriza o modelo híbrido, porém a forma que o aluno aprende, podendo ser de forma individual ou coletiva. Dentre os benefícios do ensino híbrido, segue:

- Alunos como protagonistas no seu processo de aprendizagem, configurando modelo de metodologia ativa;

- Maior engajamento dos alunos no aprendizado;

- Melhor aproveitamento do tempo do professor;

- Aplicação do potencial da ação educativa visando intervenções efetivas;

- Planejamento personalizado e acompanhamento de cada aluno;

- Oferta de experiências de aprendizagem que estejam ligadas às diferentes formas de aprender dos alunos; 

- Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno;

- O Aluno contextualiza o seu aprendizado de forma diferente;

- Problematiza situações e agrega saberes;

- Une o tradicional, com as fontes tecnológicas tão familiares para grande parte dos aprendizes atuais, respeitando o ritmo de cada um;

- O aluno desenvolve autonomia, pois utiliza meios digitais, incentivando a auto didática, sempre com orientação de escola e professor;

- Aprende na prática;

- Para a escola os benefícios são os seguintes:

- O tempo é otimizado;

- Maior número de alunos atingidos

- Importante que tenha planejamento de currículo e das aulas;

De acordo com o pesquisador Willian Glasser, há uma sequência de níveis pelos quais os aprendizes podem elevar seus níveis de aprendizagem, segue:

 


 

Com início da pandemia se iniciou aulas hibridas acontecem nos seguintes países:

- Dinamarca

- Noruega

- França

- Holanda

- Grécia

- Austrália

- China

- Coréia do Sul

 

Algumas formas e métodos de aplicação do ensino híbrido:

            - Os espaços e tecnologias devem ser respeitados conforme a realidade do aluno. Procure oferecer atividades e oficinas práticas, para que o momento híbrido se torne uma fonte de interatividade, colaboração e criatividade entre todos.

- Para se ter engajamento e interesse da parte do aluno use pesquisas em sites, uso de jogos, exploração de vídeos, tarefas com QR Code...

 

 

 

 

 

Método Laboratório Rotacional:

O professor divide a turma em dois grupos. Geralmente, um grupo vai para o laboratório de informática para uma atividade pratica e o outro fica em sala de aula estudando a teoria. Depois de um tempo, os grupos trocam de atividade.



Figura 1: acervo clipescola.com

Rotação por estações:

            Divide-se os alunos em várias turmas que passam por estações de trabalho que deverão ter seus próprios objetivos, e todos eles devem estar interligados a um único objetivo central. Pelo menos uma estação deve ser feita de modo online.



                   Figura 2: acervo clipescola.com

Rotação individual:

            O modelo de rotação individual permite que os alunos rotacionem através das estações, mas diferente de outros modelos, nesse o aluno tem seu roteiro programado por ele mesmo ou pelo professor e rotaciona pelas estações sozinho.



Figura 3: acervo clipescola.com

Sala de aula invertida:

Nesse modelo, o aluno estuda o conteúdo antes que a aula aconteça. Durante ela, os alunos trocam informações, e o professor age como um orientador, tirando dúvidas e ratificando o que foi estudado. Desse modo, o aluno se torna o principal responsável por seu aprendizado aprendendo a buscar, selecionar e interpretar as informações encontradas.



               Figura 4: acervo clipescola.com

O educador por sua vez tem como papel desempenhado e pelos alunos sofre alterações em relação à proposta de ensino tradicional e as configurações das aulas favorecem momentos de interação, colaboração e envolvimento com a tecnologia.

Sendo assim, o ensino híbrido parte de uma proposta metodológica que impacta na ação do professor em situações de ensino e na ação dos estudantes em situações de aprendizagem, pois a troca entre os pares com diferentes habilidades e conhecimento se torna mais fluida e participativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conclusão

 

Concluí que temos diferentes possibilidades de aplicar a aula hibrida, afinal teremos que nos adaptar a nossa nova realidade, e pensarmos que esta pode ser uma maneira de inovar, de diminuir a evasão de alunos nas escolas.

Porém o educador tem que ter muito cuidado com a maneira de inserir, pois podemos ter alunos que não tem a condição de ter um dispositivo eletrônico para aula online, temos que conseguir inserir isso na vida do aluno para ele não ficar desassistido nesta modalidade, devido a podermos enfrentar esta situação acredito que a melhor forma de aplicarmos a aula hibrida seria de laboratório rotacional, rotação por estação ou rotação individual.

Da mesma forma, o problema afeta algumas escolas, as quais não tem acesso a dispositivos eletrônicos, sendo assim, cito como alternativa a opção de sala de aula invertida. Algumas escolas estão desenvolvendo campanhas com o objetivo de adquirir equipamentos eletrônicos para os alunos terem este acesso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências bibliográficas:

 

https://fundacaolemann.org.br https://blog.saseducacao.com.br https://www.clipescola.com https://silabe.com.br https://docplayer.com.br

 

 

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